domingo, 27 de março de 2011

DESCOBERTO UM TERÁPSIDO EM TIARAJU - BRASIL

O paleontólogo Juan Carlos Cisneros. O fóssil de um vertebrado com 260 milhões de anos, de uma espécie até agora desconhecida, foi encontrado no Brasil por investigadores da Universidade do Rio Grande do Sul, segundo revela a edição de sexta-feira da revista«Science».

Descoberto, em 2009, na localidade brasileira de Tiaraju, na zona de São Gabriel, o fóssil é dos ossos do crânio de um terápsido, uma antiga linhagem de vertebrados, extinta há milhões de anos e que deu origem aos mamíferos.

O paleontólogo Juan Carlos Cisneros, coordenador do estudo, no qual participaram cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da sul-africana Universidade do Witwatersrand, declarou aos órgãos de comunicação social brasileiros que não é conhecido nenhum animal herbívoro com este tipo de dentes neste período. "Carnívoros com dentes-de-sabre até existiam, mas nenhum herbívoro. Pelo menos não nessa época tão distante”, explicou.

Além disso, o animal triturava os alimentos com o céu-da-boca, onde tinha os dentes, que não se situavam nas margens das mandíbulas, como nos outros animais. O investigador afirmou ainda que foi necessário mais de um ano de trabalho para comprovar que o material encontrado é especial, por se tratar de uma espécie que nunca tinha sido catalogada.

Fóssil encontrado em Tiaraju (Brasil)
Fóssil encontrado em Tiaraju (Brasil)
A novidade permitiu concluir que este herbívoro tinha dentes de sabre, tendo sido baptizado pelos investigadores comoTiarajudens Eccentricus – uma referência ao tamanho dos dentes e à localidade onde foi encontrado. Mas, a descoberta é essencialmente importante por mostrar um momento evolutivo crucial: o aparecimento dos devoradores de plantas.

"A alimentação envolvia algum tipo de material vegetal fibroso. Sabe-se que não era capim, porque ainda não havia grama naquela época. Talvez fossem folhas e caules", disse ainda Cisneros. O investigador pediu para que não se use a palavra "réptil" para se referir ao T. eccentricus, tendo em conta que o animal não cabe nas classificações tradicionais usadas para as espécies de hoje.

Segundo a análise do fóssil encontrado, o animal tinha caninos com 12 centímetros de comprimento e bastante afiados – sendo raro encontrar herbívoros com dentes desse tipo, salvo certos veados asiáticos.(retirado do site www.cienciahoje.pt)

2 comentários:

  1. Olá gente!

    Matéria super interessante, essa postagem do dia vinte sete.

    Aliás todas são inteligentes e vocês estãp de parabéns pelo blog riquíssimo com excelentes postagens.

    Continuem sempre nos enriquecendo.

    Beijos!

    Mazé Silva

    ResponderExcluir
  2. meeew, este BLOG táa 10 heein ? mtáriaas ÓTIMAS *-* Táa de Parabéens heein Luiz (:

    ResponderExcluir