sexta-feira, 1 de abril de 2011

MUSEU DO SAMBAQUI

  O Museu arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) foi criado a partir da compra da coleção arqueológica, com mais de 12.000 peças, de Guilherme Tiburtius, referentes a achados arqueológicos do litoral norte de Santa Catarina e do litoral sul do Paraná.
A coleção constitui-se de relevante material produzido e utilizado pelas populações pré-coloniais que ocupavam a região e que viviam em sítios arqueológicos denominados Sambaquis e viviam principalmente da exploração de recursos e marinhos e lagunares.
Desde 1972, ano da inauguração do prédio institucional do MASJ, o Museu atua na guarda permanente de materiais arqueológicos da região, além de ser responsável por preservar e gerenciar o patrimônio arqueológico do município e outros. Conta ainda com programas de pesquisa que têm o objetivo de produzir conhecimento científico em diversas áreas, divulgando à sociedade o passado e o patrimônio arqueológico de Joinville.
O Museu abriga exposições de longa duração e disponibiliza exposições itinerantes para outras instituições e locais de ensino, promovendo o conhecimento arqueológico baseado na educação patrimonial. O MASJ é mantido pela Fundação Cultural de Joinville. Informações obtidas no   site http://www.sppert.com.br

Um comentário:

  1. Nosso estado, Santa Catarina, tem lugares maravilhosos e instrutivos para visitação. Está na hora de termos verbas para que as escolas possam mostrar essas maravilhas aos alunos.

    ResponderExcluir